Campanha do Agasalho 2009

sexta-feira, 22 de maio de 2009

>

Guapimirim: Trabalhando para receber o Comperj

Guapimirim
Um município novo, com pouco mais de 35 mil habitantes, mas que está disposto a crescer. Assim se apresentou Guapimirim durante a oficina de consolidação das ações do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. No primeiro dia da oficina que reúne os quatro setores da sociedade (poder público, empresariado, terceiro setor e comunidade), realizada entre os dias 11 e 13 de maio, os representantes do Fórum Local da Agenda 21 apontaram a vocação do município e destacaram a visão de futuro que querem para Guapimirim.

Cidade conhecida por ter grande parte de sua extensão formada por Áreas de Proteção Ambiental (APAs), a vocação e a visão de futuro expressaram o caráter ecológico local. Os participantes identificaram como propensão do município a riqueza de recursos naturais e o turismo ecológico e esperam que futuramente Guapimirim seja referência em educação ambiental e fonte formadora de consciência ambiental.



No fim do primeiro dia, os representantes destacaram os principais temas de preocupação dentro dos cinco eixos estruturantes (Ordem Física, Ordem Ambiental, Ordem Social, Ordem Econômica e Meios de Implementação). Os temas priorizados respectivamente foram: saneamento; biodiversidade; educação e cultura; geração de trabalho, renda e inclusão social; recursos financeiros. Por fim, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho (GT) e cada GT consolidou – nos dias que seguiram – propostas detalhadas para cada tema.



Exemplos de sucesso


O segundo dia começou com uma palestra com Lucila Martinez, consultora do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência (ILTC). Além de apresentar aos participantes detalhadamente o que é o COMPERJ, Lucila deu exemplos de sucesso de gestão nas áreas de educação, emprego, habitação e renda adotados por outros municípios, como o caso de Paulínia, que conseguiu unir imobiliárias para reformar imóveis e construir novos imóveis que contribuíssem para o paisagismo do município. Além de ajudar no urbanismo da cidade, as empresas viram na idéia da sociedade organizada uma oportunidade de negócio.

Trabalho e renda


Uma das principais preocupações dos municípios é a geração de trabalho e renda. Na apresentação do segundo dia de oficina, Lucila destacou a importância do Comperj para o Rio de Janeiro e apontou outros empreendimentos, como o Arco Metropolitano e o Porto de Itaguaí, que também contribuem para aumentar a oferta de emprego: "vocês estão assistindo ao renascimento do estado do Rio de Janeiro".

A palestrante também enfatizou a importância de qualificar os trabalhadores para atender às demandas das empresas do município fazendo parcerias com empresas e programas de qualificação, como o PROMINP (www.prominp.com.br).



Fiscalizar e monitorar


Importante ferramenta para o Fórum Local acompanhar o desenvolvimento do município, a fiscalização foi destacada por Lucila Martinez: "O governo não pode criar planos sem levar em consideração o fórum, que é um caminho legítimo e eficiente para dialogar com a sociedade. Todo mundo precisa que saber que existe um fórum local. Vocês são fiscais".

Como exemplo, enfatizou a importância da articulação para alcançar os objetivos almejados pelo Fórum e lembrou que é importante conhecer e participar dos processos que envolvem o município, sejam eles locais ou regionais, como, por exemplo, as reuniões do CONLESTE e as reuniões regionais do Comperj. O Fórum relatou que compareceu à ultima reunião do conselho.



Um por todos...


No terceiro dia, após os grupos de trabalho, os representantes do fórum expressaram suas impressões a respeito da oficina. A presença do primeiro setor foi destacada por alguns participantes como um importante passo para a construção da Agenda 21 Local. Valmir Rosa (segundo setor) pontuou que o poder público facilitou para trabalhar "em conjunto em uma causa para o bem de Guapimirim".

Já Marlene Rodrigues, representante do primeiro setor, agradeceu a equipe de facilitadores e chamou a atenção para o trabalho em grupo focado no município, lembrando que cada membro do grupo responde por um todo e não por si só.



Na próxima reunião, no dia 4 de junho, em Guapimirim, serão discutidos regimento interno, projeto de lei para instituir o Fórum e fortalecimento do Fórum. Além disso, serão apresentados os detalhamentos das propostas do PLDS.



Fonte: Agenda 21 Comperj

Fonte da foto: Panoramio

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID;
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

Amigos no diHitt

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO