Campanha do Agasalho 2009

quarta-feira, 10 de junho de 2009

>

Casimiro de Abreu realiza Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu (SEMMADS) realizou no último dia 5 de junho a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Com objetivo de discutir propostas para o fortalecimento das políticas ambientais integradas e uso sustentável dos recursos naturais do município, o evento reuniu mais de 200 pessoas no Pavilhão de Esportes.

Ao todo, os participantes traçaram 53 propostas em seis diferentes eixos temáticos (Proteção, conservação, recuperação e monitoramento ambiental, Educação ambiental, Recursos hídricos, Política e gestão ambiental, Licenciamento ambiental e Fiscalização ambiental). Entre elas, a recuperação da vegetação ciliar, o combate à caça predatória, a criação da Política Municipal de Educação Ambiental, o monitoramento das águas do município e o aumento de fiscais ambientais. Com este material, os organizadores do evento irão elaborar um documento que servirá de base para as ações do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que foi recém-criado no município e teve seus conselheiros empossados durante a Conferência.


Um dos destaques do evento foi a entrega da medalha de Mérito Ambiental para os autores de projetos e ações públicas ou privadas voltadas para a conscientização e preservação do Meio Ambiente. Neste ano, os premiados foram o Fundo de Boas Práticas Sócio-Ambientais em Microbacias do Comitê de Bacias Lagos São João e o ambientalista Nelson Senna Cardoso. As medalhas foram entregues pelo prefeito Antônio Marcos, autor da Lei 1070 – que cria a medalha de Mérito Ambiental –, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, João Medeiros.


Visivelmente emocionado durante a cerimônia de entrega da medalha, o prefeito Antônio Marcos ressaltou a importância de debates sobre o Meio Ambiente. "Sempre enxerguei Casimiro de Abreu com dois grandes potenciais e um deles é o turismo ecológico. Por isso, temos que preservar a natureza. Não é preciso degradar o Meio Ambiente para se ter um desenvolvimento econômico. Todos nós precisamos nos conscientizar que é necessário cuidar do Meio Ambiente do nosso município", declarou o prefeito.


Além da Conferência, que contou com a participação de representantes de diversas instituições ligadas ao Meio Ambiente, lideranças comunitárias, sociedade civil organizada e gestores municipais, a SEMMADS realizou, durante toda a semana, várias atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Palestras, oficinas, mini-cursos e visitas técnicas também fizeram parte da programação.




(Guilherme Duarte)


/"//O mar é lago sereno/


/O céu, um manto azulado" /


* Casimiro de Abreu*


Fonte: ASCOM - Jornalismo (jornalismo.ascom@casimiro.rj.gov.br)

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID;
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

Amigos no diHitt

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO