Campanha do Agasalho 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

>

Conselho de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu revela força que faz a união de entidades

No último dia 7, Barra de São João sediou a primeira reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu (Codema), depois que ele foi retomado com a união de 28 entidades. O objetivo principal foi discutir as propostas oriundas da I Conferência Municipal de Meio Ambiente para a elaboração do plano de ações do Conselho.


Na ocasião, houve a participação de todos os representantes das entidades e foram criadas cinco Câmaras Temáticas para ajudarem a organizar e fortalecer o planejamento em cima das ações ambientais. A primeira é para a elaboração da proposta orçamentária de gastos do Codema; a segunda, para o estudo técnico sobre os impactos ambientais oriundos da exploração de petróleo; a terceira tem como objetivo a revisão e apresentação de propostas para o Código Municipal Ambiental de Casimiro de Abreu; a quarta, a regulamentação do programa "Conservadores de Água" e, a quinta, sugerida durante a reunião pela representante do Consórcio Lagos São João, Denise Spiller, a Câmara de Educação Ambiental.


A diretora da Associação Mico Leão Dourado, Denise Rambaldi, acredita que a Câmara Temática será de fundamental importância para ajudar na revisão do Código Municipal Ambiental, que deve estar regulamentado até o final deste ano.


As próximas reuniões do Codema acontecem nos dias 1º de setembro, em Rio Dourado, e no dia 3 de Novembro, em Professor Souza. A realização dos encontros em todos os distritos é para incentivar toda a comunidade casimirense a participar do Conselho.



O número mínimo estipulado para a formação do Conselho Municipal seria de 12 entidades e o máximo de 30. "Isto significa que com a participação de tantos representantes da comunidade, o Conselho de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu tem grandes chances de solidificar ações efetivas em prol do meio ambiente no município", declarou o presidente, Marco Antonio Faria Lobo, que também é secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


Das entidades representativas, 14 são governamentais e 14 não-governamentais.


O Codema é um órgão de caráter consultivo e deliberativo vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem como objetivo observar: a integração da política municipal de Meio Ambiente aos níveis nacional e estadual; a informação e divulgação permanente de dados, condições e ações ambientais em âmbito local, regional, estadual, nacional e até internacional; a promoção do desenvolvimento sustentável; a participação da sociedade e a interdisciplinaridade no trato das questões ambientais.


Entre as competências do Conselho estão o auxílio à elaboração da política ambiental do município e acompanhamento de sua execução; a contribuição com o Poder Público no aprimoramento dos métodos e padrões de monitoramento ambiental; a proposição e o incentivo de ações de caráter educativo com vistas à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, entre outras.


Capacitação


Uma proposta da atual gestão do Conselho é a viabilização de um curso para todos os conselheiros, inclusive os suplentes, de Meio Ambiente. A idéia é orientá-los sobre todas as etapas de reuniões, no sentido de dinamizar os encontros, e dar um panorama sobre as principais questões ambientais, além de traçar as diretrizes de atuação.


O presidente do Conselho, Marco Antonio, informa que a capacitação acontecerá em três módulos: Estrutura do Conselho, Gestão Ambiental e Conceitos sobre Meio Ambiente.


Fonte: ASCOM – Jornalismo (Michelle Reis)

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID;
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

Amigos no diHitt

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO